sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Lista de convidados

Boa tarde meninaaas :)

Bom... hoje decidi falar um poquinho sobre a tal "Lista de convidados" que desde já, estou começando a ter certos probleminhas, certas dúvidas e não sei como começar... Por enquanto na minha lista prévia, eu meu namorado estamos contando com 180 convidados... Mas este número pode sofrer alterações, devido faltar 1 e meio pro casório ainda.
Pois bem, pesquisa vai, pesquisa vem e achei na net um artigo bem legal que fala sobre como começar a preparar sua lista de convidados e etc..
Vamos lá...

Após o pedido oficial ou até mesmo antes  em casamento (seja numa festa de noivado ou a sós) a primeira coisa a ser feita é a lista de convidados.
Você pode casar daqui a 3 meses ou a 3 anos, não importa, devemos fazer uma lista de convidados prévia só para termos uma idéia de quantas pessoas podem vir. A lista de convidados influencia diretamente o buffet, o espaço, o tamanho da igreja, a quantidade de lembrancinhas, o custo da festa e inúmeras outras coisas.
Para melhor organização de sua lista separe assim: Familia da Noiva, Amigos da Noiva, Familia do Noivo, Amigos do Noivo, Amigos em comum.
Se você perceber que está colocando pessoa na sua lista de convidados acima do estimado, siga os seguintes critérios:

a) Essa pessoa me liga, vai na minha casa ou eu vou na casa dela pelo menos uma vez por mês?
b)Essa pessoa lembra do meu aniversário? Não vale através das redes sociais como orkut, facebook etc.
c) Amigos de trabalho e de igreja, além da convivência diária, saimos juntos e conversamos com frequência fora desses ambientes?
d) Opte por convidar apenas amigos em comum e só amigos muito amigos mesmo. Corte colegas de trabalho pois pelo nome sao apenas colegas e não amigos.

Lembrando que cada casal deve criar o seu sistema de corte de acordo com suas peculiaridades.

O “inferno” da lista de convidados: A lista de convidados é, nos dizeres de muitas noivas, um “inferno”. Isso porque ela pode causar muitas brigas na família, perca de amizades e perca de dinheiro se não for bem pensada.

Muitas pessoas se autoconvidam, exigem ser convidadas, querem levar a familia toda, aparecem sem ser convidadas, não confirmam presença.
Voce percebeu que depois que você ficou noiva muitas pessoas já se aproximaram e querem se tornar amigas?
Um dica para lidar com essas pesssoas no mínimo desagradáveis : sejam firmes e não cedam a chantagens emocionais pois no final você é que vai se prejudicar (terão que pagar a mais por cada pessoa) ou os próprios convidados ( ex: se voce fechar o buffet para 100 e aparecerem 140, a comida vai faltar e o buffet ainda pode cobrar uma multa por isso). Uma boa saída é dizer que o casamento vai ser bem pequeno, só para familiares e amigos muito íntimos.
É aconselhável confirmar com os convidados solteiros se irão levar alguém pois já vi vários casos em que convidados levam verdadeiras “piriguetes” de saias curtas , de branco e chinelinho que no mínimo tumultuam o casamento rs.

Porcentagem de faltosos na festa: É triste admitir mas os convidados FALTAM! Muitas vezes a gente lê e relê a lista de convidados e fala : ” Impossivel alguém faltar daqui, todos irão com certeza!” . Isso é muito raro, em casamento muito, mas muito intimistas mesmo é que pode acontecer de nenhum convidado faltar. Geralmente os buffets fazem comida para 10% a mais dos convidados contratados, portanto, um porcentagem segura sempre será 10% . Você pode fechar o buffet para 100 pessoas e convidar 110 pessoas tranquilamente.
Em regra, quanto menor a festa, menor a probabilidade das pessoas faltarem, geralmente a porcentagem de faltosos fica entre 10% a 0%.
Se a festa for para mais de 100 pessoas , a porcentagem pode subir para 20 a 30% (acima de 300 convidados).
É claro que tudo isso é relativo e vai depender da sua intimidade com os convidados! Só os noivos poderão ter uma base de quantas pessoas possivelmente irão faltar levando em consideração alguns fatores como:
a) Quantidade de pessoas que moram fora da cidade onde será realizada o casamento: a probalidade de que elas faltem é maior.
b) Intimidade com os noivos: pessoas mais distantes podem deixar de ir no seu casamento por motivos bobos como chuva, trânsito, sono, cólica, dor de barriga etc.
c) Casamentos realizados em feriados prolongados ou numa sexta-feira tendem a ter mais porcentagem de faltosos.

Infelizmente é impossível sabermos ao certo quantas pessoas irão no nosso casamento. Muitas noivas ficam estressadas, ansiosas e até com insônia só de pensarem na possibilidade de fechar o buffet para x e irem x+40 ou irem x-40.


Exemplos de alguns casos reais: “Convidamos 350, Pagamos para 220,Foram 225 pessoas” ; “Convidamos cerca de 240 – mtos de fora, fechei para 165, foram 174″, “Fechei o buffet para 220, convidamos 270, foram 175″; “Convidei 260,paguei 180,foram 171″; “350 convidados (contando com aqueles que chamamos de última hora, pq já sabíamos que ia sobrar lugar), buffet pago para 250, 140 confirmados que sim, 77 que não, Foram 113 “; “Convidamos 230 contando crianças,Fechamos para 200,compareceram 195 …. podem convidar meninas, casei num dia quente uma noite linda e mesmo assim tiveram faltas!”; “No meu casamento convidamos 330 pessoas, 270 confirmaram no RSVP (pagamos por 270) e 250 compareceram".

Confirmação de presença: No Brasil não há a cultura de confirmar presença na festa, portanto, ao entregarmos o convite temos que dar uma verdadeira aula sobre a importância de se confirmar presença para o casamento. Mesmo assim, em regra, faltam cerca de 10% entre os que confirmam presença. Algumas pessoas acham chato falar que não vão no casamento. Há duas formas de confirmar presença:

a) RSVP Passivo: O convidado liga, manda email ou preenche formulário no site dos noivos confirmando ou não a presença no evento.
b) RSVP Ativo : Empresas especializadas ou a cerimonialista liga para os convidados perguntando se eles vão .

Contagem do número de convidados na festa: Geralmente o próprio buffet deixa uma pessoa responsavel para anotar a quantidade de convidados que vão na festa. Se voce tiver cerimonialista, é aconselhável que elas fiscalizem ou anotem também a quantidade de pessoas para evitar má-fé por parte de alguns buffets que aumentam o número propositalmente.

Quando a família banca a festa toda: Como vão arcar com as despesas, eles podem chamar quantas pessoas quiserem. Mas somente se a família banca TODA a festa! Isso não vale se a familia banca somente o buffet pois o número de convidados influência diretamente na decoração , lembrancinhas etc.

Quando os noivos bancam a festa: Para não criar atrito com os pais, geralmente eles deixam uma porcentagem de 10% para os convidados dos pais da noiva e do noivo (ex: aquela tia que você não vê há anos mais seus pais fazem questão de chamar para o casamento) . É muito bom ter uma conversa séria e franca com os pais sobre o assunto para evitar desentendimentos.

Entrega do famoso “vale-empada” : Aqueles convitinhos individuais escrito “É indispensável a apresentação deste” são ainda a mais famosa técnica para tentar barrar os indesejados e controlar o número de convidados.

Dicas: a) Para evitar penetras você pode colocar o nome da pessoa no convitinho individual porém precisa ter uma estrutura de assessoras na entrada para conferir o nome completo que está no convite com o da lista.

b) Para evitar que as pessoas saem correndo da igreja para pegar lugar na recepção você pode numerar as mesas da recepção e já colocar o número no convite. Os convidados ficarão tranquilos e não terão tanta pressa para chegar na recepção para pegar um lugar “melhor”. Quando chegarem, já irão para a mesa reservada a eles. Muitos convidados, por causa disso, não esperam sequer o término da cerimônia ou sequer comparecem na igreja (o que acho muita falta de educação!) . Essa alternativa também beneficia os próprios convidados que foram prestigiar a cerimônia religiosa e padrinhos pois já fui em muitos casamentos em que chegamos na recepção e os “sem-educação” que não foram sequer para a cerimônia religiosa já estavam sentadinhos e muitos convidados e padrinhos tiveram que ficar em pé ou nos piores lugares. Portanto, acho que vale a pena conversar com a cerimonialista sobre essa idéia!

Crianças: É bom perguntar para o buffet a partir de que idade as crianças pagam. Em um buffet que pedi orçamento o sistema era o seguinte: Crianças até 5 anos não pagavam e de 5 a 12 anos pagavam meia.

Alimentação do Staff: Em regra o buffet não se responsabiliza pela alimentação da equipe de terceiros, como fotógrafos, músicos, seguranças, recepcionistas entre outros. Converse com o buffet sobre isso, geralmente eles cobram um valor menor do que o pago por pessoa já que quem trabalha não irá se alimentar tanto como os convidados.

O tema lista de convidados é infinito, desgastante e só com a experiência nós noivas vamos aprendendo a lidar com cada situação.

Bom meninas.. é isso aí por hoje, espero ter ajudado algumas de vocês ou pelo menos ter esclarecido algumas dúvidas :D

Um beijo!!!

17 comentários:

  1. Muito bom o post. amei as dicas, vão ajudar bastante!
    Beijos Kau!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post .. A minha lista já me rendeu boas dores de cabeça ..
    A princípio ela chegou perto dos 500 convidados, mas conseguimos reduzir para 250 ..
    Mas como ainda faltam 10 meses, estamos orçando tudo para 250 e só fechar a lista daqui uns 5 meses .. Até lá decidimos quem convidar .. Afinal alguns talvez saiam e outros entrem na lista ..
    Fique tranquila e siga as dicas, mas nunca se precipite em avisar a todos e nem ficar contando detalhes .. Isso vai te poupar algumas dores de cabeça .. ;-)
    Beijoooos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaaaa reduziu tudo isso? kkkkk' quanta gente hein menina hahaha, bjs vlw pela dica :*

      Excluir
  3. Muiiiito boas as dicas, realmente a lista de convidados gera uma dor de cabeça terrivel eu e o mô mesmo não sendo noivos ainda fizemos a nossa listinha ee já nos rendeu muiito estresse vendo essas dicas vai ser bem mais fácil fazer a oficial.

    Beijos linda que Deus te abençoe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk' vdd, que nem eu e meu namorado, ainda não somos noivos também mas já estamos preparando nossa lista de convidados prévia :D

      Beijos gata, amém que Deus te abençoe também *-*

      Excluir
  4. Nossa esse post foi pra MIM...estou vendo isso nesse exato momento...rs

    Obrigada Kauana

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe' que legal Fran, espero ter lhe ajudado *-*

      Bjssse de nada :) !

      Excluir
  5. Menina estou passando por isso, já fiz e refiz a minha parte da lista infinitas vezes, agora tenho que sentar com o noivo e ver a parte dele nuss...meu casamento é para 200 pessoas já encomendei 230 individuais com a margem de faltosos...
    Nossa ô agonia
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossaa Cris :O

      Que trash deve ser isso neh?

      Beijos gata e boa sorte viu!

      Bjss

      Excluir
  6. Lista de casamento é realmente um pouco complicado. O importante é termos calma para tratar do assunto sem que haja conflitos entre família ou até mesmo entre os noivos.
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Menina isso é polêmica pura!!!
    Uma coisa eu te digo a LISTA nunca fica pronta!Rsrsrs
    Uma semana antes do casamento eu estava acrescentando e incluindo pessoas acredita?
    Sempre tem aquele fulano de última hora...só Jesus.
    A pior parte sem dúvida pois gera muito estress e disso eu entendo pois este foi um dos únicos motivos que faziam eu e meu noivo sairmos do sério!
    Muita sabedoria nestas horas!
    Obrigada por acompanhar meu cantinho quero te ver sempre por lá!
    Estarei sempre por aqui acompanhando tudo da sua saga!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe' confesso que estou ficando um medinho, todas fala isso, agora vindo de vc q já expiriente no caso, fiquei com mais medo ainda hahaha :O
      Deus que abra minha mente, pra eu fazer o certo rs'

      Um beijo, linda e obrigada por me visitar *-*

      Excluir
  8. oi Kauana nem me fale.. tbm to com esse dilema..os parentes do meu pai ja estão dizendo... mas vc tem que convidr sua tia ( aquela ue nem sabe o nome do meu namorado/noivo) eu ficava bem aflita mas minha amiga me ajudou dizendo : quem que ir vá... e é verdade aqueles que te consideram vão estar la... e isso é mais importante... estar nesse momento com pessoas que te amam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Andressa, realmente este é um dilema total :/ rsrs, se casa em Agosto de 2014? Poxa que legal! O meu é em Junho... aiiii que demora rsrs, enquanto isso vamos aproveitar este momento tão gostoso que é o de preprar nosso casório :D

      Um beijooo!

      Excluir
  9. ah só lembrando me caso dia 16/08/2014

    ResponderExcluir

Olá

Muito obrigada por sua visita ♥
Pra que eu possa retribuir seu carinho deixe aqui o link do seu blog ou email.
Para dúvidas ou sugestões, meu e-mail: kauanahotelaria2013@gmail.com

Beijos :*